quinta-feira, 18 de abril de 2013

Retrato em branco e preto

Já conheço os passos dessa estrada,
sei que não vai dar em nada,
seus segredos sei de cor.
Já conheço as pedras do caminho
e sei também que ali sozinho
eu vou ficar, tanto pior.
O que é que eu posso contra o encanto
desse amor que eu nego tanto,
evito tanto,
e que, no entanto,
volta sempre a enfeitiçar
com seus mesmos tristes velhos fatos,
que num álbum de retratos
eu teimo em colecionar.
Lá vou eu de novo como um tolo
procurar o desconsolo
que cansei de conhecer.
Novos dias tristes, noites claras,
versos, cartas, minha cara,
ainda volto a lhe escrever
pra lhe dizer que isso é pecado,
eu trago o peito tão marcado
de lembranças do passado
e você sabe a razão.
Vou colecionar mais um soneto,
outro retrato em branco e preto
a maltratar meu coração.

(Chico Buarque)

Nenhum comentário:

Postar um comentário